segunda-feira, 24 de maio de 2010

ESCUTA ISSO!


EXEMPLO É TUDO


Aos seis anos de idade, Johnny ia de carro com o pai quando este foi apanhado em excesso de velocidade. O pai pegou uma nota de vinte dólares dentro da carteira e entregou ao polícia. “Não há problema, filho”, disse o pai. “Todo as pessoas fazem isso”.

Quando tinha oito anos, assistiu a uma reunião familiar em que se estudava o modo mais eficaz de sonegar a declaração de IR. “Não há problema, filho”, disse o tio. “Todas as pessoas fazem isso”.

Quando tinha nove anos, a mãe levou-o ao teatro. O empregado da bilheteira dizia que já não havia bilhetes, mas a mãe com mais cinco dólares resolveu a situação. “Não há problema, filho”, disse a mãe. “Todas as pessoas fazem isso”.

Aos doze anos, partiu os óculos quando ia para a escola. A tia convenceu a companhia de seguros de que eles foram roubados e receberam 75 dólares. “Não há problema, querido sobrinho”, disse a tia. “Toda as pessoas fazem isso”.

Aos quinze anos, jogava futebol na equipe escolar, o treinador ensinou-o a pressionar o adversário, agarrando-o pela camisa sem que ninguém visse. “Não há problema, garoto”, disse o treinador. “Todas as pessoas fazem isso”.

Aos dezesseis anos foi trabalhar durante o Verão num supermercado. Foi avisado pelo gerente que tinha que pôr os morangos mais maduros no fundo das caixas e os melhores em cima, bem à vista. “Não há problema, garoto”, disse o gerente. “Todas as pessoas fazem isso”.

Aos dezenove anos foi abordado por um aluno mais adiantado que lhe ofereceu as respostas a um exame por cinquenta dólares. “Não há problema, cara”, disse-lhe o jovem colega. “Todas as pessoas fazem isso”.

Johnny foi apanhado e expulso da escola. Ao chegar em casa foi corrigido pelo pai que lhe disse:“Como você pôde fazer isso comigo e com tua mãe e envergonhar a tua família?” Gritou o pai. “Por acaso aqui em casa te ensinamos essas coisas? Foi essa a educação que você recebeu?”


Por isso falei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário